A ORIGEM DO NATAL

Será o Natal realmente a celebração do nascimento de Jesus Cristo? Nasceu Jesus em 25 de dezembro? Será que os primeiros apóstolos que foram ensinados pessoalmente por Jesus, alguma vez celebraram o nascimento do “menino” Jesus? Será que eles o comemoravam no dia 25 de dezembro? Ou em qualquer outro dia? Se o Natal é uma das maiores festas da cristandade, por que será que os pagãos o celebram também? Você sabe? E os símbolos do natal, você conhece a origem deles? Do “Papai Noel”, da “Árvore”, das “Luzes”, das “Guirlandas”, da troca de “Presentes”? Vamos então aos fatos!

I – O SIGNIFICADO DE “NATAL”

A palavra “Natal” - tem a ver com nascimento, ou aniversário natalício, especialmente com o dia em que geralmente se comemora o nascimento de Jesus Cristo. Este vocábulo não aparece na Bíblia, e também não foi utilizado pelos primeiros apóstolos. A “festa de Natal” não se inclui entre as festas bíblicas, e não foi instituída por Deus. Teve origem na Igreja Católica Romana a partir do século IV, e daí se expandiu ao protestantismo, e ao resto do mundo. As Enciclopédias de um modo geral contêm informações sobre a origem sob os títulos “natal” e “dia de natal”. Consulte, por exemplo: a) Enciclopédia Católica, edição inglesa; b) Enciclopédia Britânica, edição de 1946; c) Enciclopédia Americana, edição 1944. É fato que o Natal não foi observado pelos primeiros cristãos, durante os primeiros duzentos ou trezentos anos desta era.

II - A DATA DO NASCIMENTO DE JESUS

Com certeza, Jesus não nasceu em 25 de dezembro! Pelo exame da Palavra de Deus sabemos que Jesus não nasceu em dezembro! Lucas 2:8 diz: “Ora, havia naquela mesma região pastores que estavam no campo, e guardavam os seus rebanhos, durante as vigílias da noite.” Dezembro é tempo de inverno. Costuma chover e nevar na região da Palestina ( Confira na Bíblia em Cantares de Salomão 2:11 - Esdras 10:9-13 ). Conseqüentemente, os pastores não poderiam permanecer ao ar livre nos campos durante as vigílias da noite. Naquela região, as primeiras chuvas costumam chegar nos meses de outubro e novembro. Durante o inverno os pastores recolhem e guardam as ovelhas no aprisco… Eles só permanecem guardando as ovelhas ao ar livre durante o verão! Com certeza, o nosso Senhor não nasceu em 25 de dezembro, quando nenhum rebanho estava no campo! A data exata do nascimento de Jesus é inteiramente desconhecida. O mais plausível é que tenha sido no começo do outono - provavelmente em setembro, aproximadamente seis meses depois da Páscoa.

III - A ORIGEM DO 25 DE DEZEMBRO

Tem a ver com a festividade da brunária pagã (25 de dezembro), que seguia a Saturnália (17-24 de dezembro) celebrando o dia mais curto do ano e o “Novo Sol”… Essas festividades pagãs eram acompanhadas de bebedices e orgias… Pregadores cristãos do ocidente e do oriente próximo, protestaram contra a frivolidade indecorosa com que se celebrava o nascimento de Cristo, enquanto os cristãos da Mesopotâmia acusavam os irmãos ocidentais de idolatria e de culto ao Sol, por aceitarem como Cristã a festividade pagã. Com a aprovação dada por Constantino para a guarda do domingo, dia em que os pagãos adoravam o Sol, e como a influência do maniqueísmo pagão que identificava o filho de Deus como o Sol físico, proporcionou a esses pagãos do século IV, agora “convertidos” em massa ao “cristianismo” o pretexto necessário para chamar a festa de 25 de dezembro (dia do nascimento do deus-Sol) de dia do nascimento do filho de Deus, assim foi que “o Natal” se enraizou no mundo ocidental! O Natal é, portanto, a mesma velha festividade pagã de adoração ao Sol. A única coisa que mudou foi o nome.

IV - A ÁRVORE DE NATAL E OS PRESENTES

A origem da árvore de Natal vem da antiga Babilônia… Vem de Ninrode, neto de Cão, filho de Noé. Ninrode se afastou de Deus e enveredou-se pelo caminho da apostasia. Segundo se sabe, Ninrode era tão perverso que se teria se casado com a própria mãe, cujo nome era Semíramis! Após a sua morte, sua mãe-esposa propagou a doutrina maligna da sobrevivência de Ninrode como um ente espiritual. Ela alegava que um grande pinheiro havia crescido da noite para o dia, de um pedaço de árvore morta, que simbolizava o desabrochar da morte de Ninrode para uma nova vida. E, todo ano, no dia de seu aniversário de nascimento ela alegava que Ninrode visitava a árvore “sempre viva” e deixava presentes nela. Entre os druidas, o carvalho era sagrado, entre os egípicios as palmeiras, em Roma era o Abeto, que era decorado com cerejas negras durante a Saturnália (Walsh Curiosities of popular customs, pág. 242). O deus escandinavo Odin era crido como um que dava presentes especiais na época de Natal a quem se aproximava do seu Abeto Sagrado. Esta é a verdadeira origem da “Árvore de Natal” e da prática de se dar “presentes”! Jeremias 10:2-4 - “Assim diz o Senhor: Não aprendais o caminho das nações, nem vos espanteis com os sinais do céu; porque deles se espantam as nações, pois os costumes dos povos são vaidade; corta-se do bosque um madeiro e se lavra com machado pelas mãos do artífice. Com prata e com ouro o enfeitam, com pregos e com martelos o firmam, para que não se mova.”

V - O “PAPAI” NOEL E A PRÁTICA DE SE DAR PRESENTES ÀS ESCONDIDAS

O velho “Noel” não é tão bondoso e santo quanto muitos pensam! O nome “Papai Noel” é uma corruptela do nome “São Nicolau”, um bispo romano que viveu no século V. Na Enciclopédia Britânica, vol.19 páginas 648-649, 11ª edição inglesa, consta o seguinte: “São Nicolau, bispo de Mira, um santo venerado pelos gregos e latinos no dia 6 de dezembro… A lenda de suas dádivas oferecidas as escondidas, de dotes, às três filhas de um cidadão empobrecido…” Daí teria surgido a prática de se dar presentes “as escondidas” no dia de São Nicolau (6 de dezembro). Mais tarde essa data fundiu-se com o “Dia de Natal” (25 de dezembro), passando a se adotar também no natal essa prática de se dar presentes “às escondidas”, como o fazia o Saint Klaus (o velho Noel!). Daí surgiu a tradição de se colocar os presentes às escondidas junto às árvores de natal!

VI - A COROA DE AZEVINHO OU GUIRLANDA

Às vezes conhecida por “coroa de Natal” ou “Guirlanda” são memoriais de consagração. Em grego é “stephano”, em latim “corona” - podem ser entendidas como:- enfeites, oferendas, ofertas para funerais, celebração memorial aos deuses, celebração memorial à vitalidade do mundo vegetal, celebração das vítimas que eram sacrificadas aos deuses pagãos, celebração nos esportes. Significam um “Adorno de Chamamento” e, conseqüentemente, são porta de entrada de deuses. Razão pela qual, em geral, se colocam as guirlandas nas portas, como sinal de boas vindas! A maior parte dos deuses pagãos do Egito aparecem sempre com a “guirlanda” na cabeça! A Bíblia não faz qualquer menção de uso de “guirlanda” no nascimento de Jesus. Só existe uma guirlanda na Bíblia, e esta foi feita por Roma para colocar na cabeça de Jesus no dia da sua morte. Esta guirlanda de espinhos é símbolo de escárnio!

VII - VELAS OU LUZES

O Uso de velas é um ritual pagão dedicado aos deuses ancestrais. A vela acendida está fazendo renascer o ritual dos solstícios, mantendo vivo o deus sol. Não tem nenhuma relação com o candelabro judaico (ou Menorah). Mais recentemente, em lugar das velas passou-se a adotar velas elétricas, velas à pilha, e, finalmente, as luzes - o sentido é o mesmo!

VIII – PRESÉPIO

O presépio é um altar a Baal, consagrado desde a antiga babilônia. É um estímulo à idolatria! Os adereços encontrados no chamado presépio são simbologias utilizadas na festa do deus sol. O Presépio estimula a veneração das imagens e alimenta a idolatria… Em Êxodo 20:1-6, lemos:- “Então falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.”; em I Cor 10:14-15 está escrito: “Portanto, meus amados, fugi da idolatria. Falo como a entendidos; julgai vós mesmos o que digo.”. No Brasil a abertura da comemoração do Natal é feita com uma famosa “Missa do Galo”, a qual é celebrada sempre diante de um presépio, um “altar consagrado”, cujas figuras estão relacionadas com a Babilônia, e não com a realidade do Evangelho.

CONCLUSÃO

Qual deve ser o nosso procedimento, agora que descobrimos a verdade quanto às origens pagãs inseridas nas comemorações do natal?
1 – Nos libertarmos das simbologias e práticas associadas aos ídolos pagãos. “… e não vos associeis às obras infrutuosas das trevas, antes, porém, condenai-as;” - Efésios 5:11 “Se de todo o vosso coração voltais para o Senhor, lançai do meio de vós os deuses estranhos e as astarotes, preparai o vosso coração para com o Senhor, e servi a ele só;” – I Samuel 7:3
2 - Instruirmos nossos filhos e discípulos: “conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” João 8:32; “E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:2): Jesus disse: “Mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homem.” (Mateus 15:9); Além disso, Jesus disse: “E assim por causa da vossa tradição invalidastes a palavra de Deus.” (Mateus 15:6).
3 - Resistirmos ao espírito satânico do consumismo no Natal.
4 - Não é errado desejar um feliz Ano Novo para alguém; porém, agora que sabemos da origem pagã dos símbolos e práticas do natal, não se mostra adequado desejar tão somente: “Feliz Natal”, sobretudo ao não cristão! Seria mais conveniente se disséssemos algo mais ou menos assim: “Que o Senhor Jesus Cristo te abençoe nestes dias…”; ou “Desejo bênçãos abundantes do Senhor sobre a sua vida neste natal.”; ou ainda: “Que Jesus Cristo encontre hospedagem no seu coração e possa nascer na sua vida neste natal”.
Expurgadas das nossas vidas, e das nossas celebrações, os símbolos e práticas pagãs, penso que, a exemplo da chamada “semana santa” em que as Igrejas sempre souberam aproveitar bem para evangelizar, podemos e devemos aproveitar a semana natalina para realizar cultos evangelísticos genuinamente cristãos, e anunciar ao mundo o verdadeiro sentido do natal, que poderá até começar com a manjedoura, mas deverá incluir sempre a história da cruz!
Natal sem a cruz não é o verdadeiro natal de Jesus!
Não há mandamento ou instrução alguma na Bíblia para se celebrar o nascimento de Cristo! Somos orientados sim a lembrar da sua morte e ressurreição que nos proporcionou a Vida (I Cor. 11:24-26; Jo. 13:14-17).


0 comentários:

A filha de Jairo...

"E eis que chegou um dos principais da sinagoga, por nome Jairo, e, vendo-o, prostrou-se aos seus pés, E rogava-lhe muito, dizendo: Minha filha está à morte; rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos, para que sare, e viva. Estando ele ainda falando, chegaram alguns do principal da sinagoga, a quem disseram: A tua filha está morta; para que enfadas mais o Mestre? E Jesus, tendo ouvido estas palavras, disse ao principal da sinagoga: Não temas, crê somente." Marcos 5:22-23;35-36 As palavras de Jesus a Jairo naquele momento difícil também servem para você: "Não temas, crê somente". Deus Te Abençoe!

0 comentários:

Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará...

"E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós. Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis. Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós." João 14:16-20 O Espírito Santo é a própria presença de Deus conosco, Ele nos ajuda a viver conforme a vontade de Deus e a edificar a Igreja de Cristo na terra. Pela fé, podemos encher-nos do poder do Espírito a cada dia. O Senhor Jesus disse que nos enviaria seu Espírito Santo "Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim. E vós também testificareis, pois estivestes comigo desde o princípio."
Busque a presença de Deus, busque o seu Espírito Santo, diz o Senhor "Pelo que eu vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede, recebe; e quem busca acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á... quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?" O Senhor quer fazer morada dentro de ti, não desperdice esta oportunidade, pois ter o Espírito Santo é ter o próprio Senhor Jesus. Deus Te Abençoe!

1 comentários:

A cura de dois cegos...

"E eis que dois cegos, assentados junto do caminho, ouvindo que Jesus passava, clamaram, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de nós! E a multidão os repreendia, para que se calassem; eles, porém, cada vez clamavam mais, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de nós! E Jesus, parando, chamou-os, e disse: Que quereis que vos faça? Disseram-lhe eles: Senhor, que os nossos olhos sejam abertos. Então Jesus, movido de íntima compaixão, tocou-lhes nos olhos, e logo seus olhos viram; e eles o seguiram." Mateus 20:30-34 Quando passamos por grandes dificuldades, sentimos medo, parece até que deixamos de acreditar que Jesus realmente pode resolver nossos problemas. Talvez Jesus tivesse ouvido os cegos desde a primeira súplica, porém quisera deixar uma grande lição para humanidade. Eles tinham tudo para desistir, pois além de serem cegos, a multidão tentava impedi-los de se aproximarem, mesmo assim não desistiram, continuaram acreditando que Jesus tudo poderia. Assim como a multidão tentou impedir que os cegos chegassem até Jesus, os problemas também tentam impedir que você alcance sua bênção. Talvez você não veja, mas saiba que Jesus está mais próximo do que você imagina. Independente das circunstâncias, lembre-se dos cegos e busque a face de Deus em oração, saiba que as dificuldades servem para te fortalecer. Aprenda a confiar no Senhor, não desista de lutar, Deus jamais te abandonará, pois sua misericórdia se renova a cada dia. Deus Te Abençoe!

0 comentários:

Porque devemos perdoar?

"Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoara a vós; Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas." Mateus 6:14-15 Quando não perdoa aos outros, nega sua condição de pecador que precisa do perdão do Pai. Quando entende o significado da misericórdia do Pai através do sacrifício de Jesus Cristo, passa a colocar a misericórdia em prática em relação a seu próximo.
Será que tens perdoado aquele que tem-lhe magoado? Não tenha nenhum tipo de mágoa no seu coração e perdoe aquele que te magoou, o Pai se agradará de sua humildade e se alegrará do seu coração. Deus Te Abençoe!

1 comentários:

Buscai ao Senhor e sua Justiça...


"Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque, aquele que pede, recebe; e o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á." Mateus 7:7-8
Persista em buscar a Deus e você o encontrará. Conhecer a Deus requer fé, concentração e força de vontade. Não desista de seus esforços, esta palavra assegura que será recompensado. Aprenda a pedir o que realmente é bom, e o Pai lhe concedera. Deus Te Abençoe!

0 comentários:

Jesus no barco

"E, entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram. E eis que no mar se levantou uma tempestade, tão grande que o barco era coberto pelas ondas; ele, porém, estava dormindo. E os seus discípulos, aproximando-se, o despertaram, dizendo: Senhor, salva-nos! que perecemos. E ele disse-lhes: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança." Mateus 8:23-26 Quando se depara com tempestades em sua vida, ocasiões em que pensas que Deus não pode ou nãoo irá operar, precisa entender verdadeiramente quem Deus é, pois Ele controla tanto o mundo físico quanto o espiritual. O poder de Jesus que acalmou aquela tempestade também pode te ajudar a lidar com os problemas que enfrenta. Jesus está disposto a intervir se tão somente lhe pedir. Jamais despreze seu poder mesmo durante as terríveis tribulações. Paz seja convosco!

0 comentários:

O segundo milagre dos pães...

"E arrazoavam entre si, dizendo: É porque não temos pão. E Jesus, conhecendo isto, disse-lhes: Para que arrazoais, que não tendes pão? não considerastes, nem compreendestes ainda? tendes ainda o vosso coração endurecido? Tendo olhos, não vedes? e tendo ouvidos, não ouvis? e não vos lembrais, Quando parti os cinco pães entre os cinco mil, quantas alcofas cheias de pedaços levantastes? Disseram-lhe: Doze." Marcos 8:16-19 Não se esqueça de tudo que Deus já fez por você. Jesus tem te ajudado desde quando você ainda era uma criança, creia que Ele pode te ajudar ainda mais. Deixe seu coração aberto para receber a glória de Deus na sua vida. Se estiver com pouca fé, ajoelhe-se aos pés do Senhor, arrependa-se dos seus pecados. Peça para que unjas os seus olhos para ver e seus ouvidos para ouvir. E Ele lhe dará um renovo, porque o Amor Dele por você é muito grande. "Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou". Deus Te Abençoe!

0 comentários:

Porta estreita ou porta larga?

"Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.











" Mateus 7:13-14 Se cair em tentação, levante e não peques mais. Porque sete vezes cairá o justo, e se levantara; mas os ímpios tropeçarão no mal. Não fique no engano, endireite seu caminho, busque a santidade para que no dia mal resista à tentação e não caia novamente. Entre pela porta estreita para herdar o Reino dos Céus. Deus Te Abençoe!

0 comentários:

O que a Bíblia diz sobre maquiagens e acessórios?

"Oi, pastor. Nasci e fui criada em berço evangélico. Eu sempre fui muito vaidosa desde pequena, mas a minha igreja nunca permitiu que as moças usassem brincos, pulseiras e, muito menos, esmalte e maquiagem. Algumas irmãs também dizem que não posso usar calça jeans. Mas, eu conheço moças de outras igrejas que usam todas essas coisas e não são discriminadas. O que a Bíblia fala sobre isso?"

R: Eu respeito todas as denominações que pregam a Palavra de Deus de forma verdadeira, mas confesso que não consigo entender o porquê de algumas igrejas, baseadas em doutrina de homens, continuarem proibindo seus fiéis de fazer certas coisas. Chamamos isso de "usos e costumes", que são pregados como bíblicos, mas que, na verdade, não estão na Bíblia.

Sua pergunta basicamente foi essa: "A Bíblia proíbe a mulher de usar maquiagem, esmalte, calça jeans e outros acessórios?". Sendo assim, quero citar duas passagens que algumas igrejas se apoiam para proibirem o uso destas coisas. Veja:

"Da mesma forma quero que as mulheres se vistam modestamente, com decência e discrição, não se adornando com tranças, nem ouro, nem pérolas, nem roupas caras, mas com boas obras, como convém a mulheres que professam adorar a Deus" (1 Timóteo 2:9,10).

"A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e jóias de ouro ou roupas finas. Pelo contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranqüilo, o que é de grande valor para Deus" (1 Pedro 3:3,4).

Será que essas duas passagens realmente proíbem as mulheres de usar maquiagem, calças jeans, esmaltes, e acessórios? Vamos nos aprofundar na Palavra de Deus para saber o que realmente Deus quer.

Em primeiro lugar, devemos nos lembrar que não existe nenhuma passagem na Bíblia que proíba a mulher de cuidar da sua imagem, se arrumar, pintar as unhas, cortar o cabelo, usar jóias. O que Paulo e Pedro queriam dizer é que as mulheres devem ser sábias e usar acessórios e roupas da forma certa. Perceba que, na primeira passagem, Paulo usou os termos “decência e discrição”, ou seja, ele pediu para as mulheres não exagerarem e com isso valorizarem mais à beleza física do que a vida espiritual. Já na passagem de 1 Pedro 3:3, o apóstolo Pedro fala para as mulheres casadas. Ele diz que essas mulheres devem ser conhecidas não pela forma com que se vestem ou se embelezam, e sim por aquilo que há de bom em seu interior, que é tão valorizado por Deus. Também nesse contexto, não há nenhuma proibição no uso desses acessórios. O que ele pede é o bom senso no modo de usar. 

O que vale mais? Uma mulher que segue religiosamente todos os usos e costumes pregados pela sua igreja; mas vive criando contendas, fofocas e não honra seu marido, ou aquela que se maquia, usa brincos, faz penteados no cabelo, tem bom senso, ama a Deus e é uma esposa e mãe exemplar?

Pois é... Não é a calça jeans ou a saia na altura das canelas que fazem uma mulher virtuosa, mas o seu coração. Se a mulher é temente a Deus e busca agradá-Lo, ela, com certeza, saberá usar maquiagem e acessórios da forma correta. 


Fonte: http://www.pastorantoniojunior.com.br/mensagens-evangelicas/o-que-a-biblia-diz-sobre-maquiagem-e-acessorios#ixzz3ekBJC87m

0 comentários:

Cura pela fé...

"E uma mulher, que tinha um fluxo de sangue, havia doze anos, e gastara com os médicos todos os seus haveres, e por nenhum pudera ser curada, Chegando por detrás dele, tocou na orla do seu vestido, e logo estancou o fluxo do seu sangue. E disse Jesus: Quem é que me tocou? E, negando todos, disse Pedro e os que estavam com ele: Mestre, a multidão te aperta e te oprime, e dizes: Quem é que me tocou? E disse Jesus: Alguém me tocou, porque bem conheci que de mim saiu virtude. Então, vendo a mulher que não podia ocultar-se, aproximou-se tremendo e, prostrando-se ante ele, declarou-lhe diante de todo o povo a causa por que lhe havia tocado, e como logo sarara. E ele lhe disse: Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou; vai em paz."

Lucas 8:43-48 Aquela mulher abriu passagem entre tantas pessoas, a fim de tocar em Jesus, assim que ela o fez, foi curada. Não importa o tamanho da dificuldade, continue buscando o Senhor, pois assim que você conseguir tocar em Jesus terá cura para seu corpo, sua alma e seu espírito. "E ele lhe diz: Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou; vai em paz." Deus Te Abençoe!

0 comentários:

A Justiça Pertence a Deus...

"Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras." Mateus 16:27 Jesus julgará como você cuidou dos dons que Ele lhe deu, julgará as oportunidades e responsabilidades que você recebeu, para, então determinar qual será a sua recompensa. Te diz o Senhor "Por cujo motivo te lembro que despertes o dom de Deus que existe em ti pela imposição das minhas mãos." O Senhor lhe deu um dom, este dom precisa ser usado em benefício do próximo para a honra e glória de Deus. Desperta, pois cada um receberá conforme as suas obras. Paz seja convosco!

0 comentários:

Chore aos pés de Jesus...

Chorar faz parte da vida. Choramos de alegria e choramos de tristeza. O choro marca o nascimento de um bebê e também a morte de um ente querido. Choramos por amor e pela dor. O choro pode vir por causa de uma bela demonstração de carinho ou uma traição inesperada. As lágrimas podem rolar em nosso rosto por uma grata surpresa ou por uma amarga decepção.

Dizem que chorar lava a alma, traz uma sensação de alívio. É como se as lágrimas levassem embora o nó na garganta. Para ser sincero, eu me sinto restaurado depois de chorar, e confesso que essa restauração vem, principalmente, quando choro aos pés de Jesus em oração. Ele disse: "Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados" (Mateus 5:4).

Para Jesus, nossas lágrimas são muito preciosas. Vemos em Lucas 7:37-50 sobre uma mulher pecadora e mal vista pela sociedade, que se lançou aos pés de Jesus e chorava tanto a ponto de lavar os Seus pés com lágrimas: "E se colocou atrás de Jesus, a seus pés. Chorando, começou a molhar-lhe os pés com as suas lágrimas. Depois os enxugou com seus cabelos, beijou-os e os ungiu com o perfume" (Lucas 7:38).

Acredito que aquela mulher não chorava de medo, de dor ou de remorso. Pelo contrário, penso que suas lágrimas eram lágrimas de quebrantamento - e é exatamente esse choro que toca o Senhor e O alegra. "...um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás" (Salmos 51:17). Aquela mulher chorou aos pés de Cristo porque foi tomada por Seu amor, surpreendida pela Sua misericórdia e constrangida pela Sua graça. Ao notar que o Senhor a aceitou do jeito que ela era, sem a acusar, ela não conseguiu guardar o sentimento de gratidão.

A Bíblia não traz muitos detalhes sobre a história de vida daquela mulher, mas eu tenho certeza de que ela já havia chorado por outros motivos ao longo de sua vida. Creio que suas lágrimas deviam estar cheias da dor do seu passado, de seus erros, das humilhações sofridas. Mas, aos pés de Jesus, seu choro era diferente. Era uma resposta de gratidão ao amor incondicional que o Filho de Deus havia demonstrado pela sua vida.

Pode ser que você esteja vivendo alguma situação que te faça chorar. Não sei se os últimos acontecimentos têm feito você chorar de tristeza ou de alegria. Mas eu tenho algo importante a dizer para você: Chore aos pés de Jesus!

Se você tomar a mesma atitude que aquela mulher tomou e chorar aos pés de Cristo, você sentirá uma imensa alegria, pois a paz do próprio Senhor virá sobre você. Talvez as circunstâncias não irão mudar da noite para o dia, mas você não dependerá mais das circunstâncias, pois os seus olhos estarão somente no Senhor. E tem mais: Com Cristo, você pode até chorar por toda uma noite, mas você saberá que "a alegria vem pela manhã" (Salmos 30:5). 

Nada mais nos conforta do que nos lançarmos aos pés Daquele que tudo pode, que é Rei sobre todas as coisas, que nos conhece como ninguém, que entende a nossa dor e a nossa angústia. 
Chorar aos pés de Jesus nos dá confiança para seguir em frente e continuar sorrindo. 

"Ouve, Senhor, e tem misericórdia de mim; Senhor, sê tu o meu auxílio". Mudaste o meu pranto em dança, a minha veste de lamento em veste de alegria, para que o meu coração cante louvores a ti e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te darei graças para sempre" (Salmos 30:10-12).

0 comentários:

Credes em Deus...

"Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também." João 14:1-3 Talvez você esteja preocupado ou desanimado, talvez esteja triste ou cansado, talvez alguma situação lhe incomode, mas seja qual for o estado em que seu coração se encontre, Jesus lhe diz,
"Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.". Conheço o mais íntimo do seu coração, o mais profundo do seu ser, por isto "Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.". Vou preparar-vos lugar e virei outra vez e vos levarei para mim. Dê glórias a Deus, Ele é bom e sua misericórdia dura para sempre. Receba alegria em nome de Jesus :) Deus Te Abençoe!

0 comentários:

Eis que bato a porta!

"E foi Jesus com eles; mas, quando já estava perto da casa, enviou-lhe o centurião uns amigos, dizendo-lhe: Senhor, não te incomodes, porque não sou digno de que entres debaixo do meu telhado." Lucas 7:6 Nunca penses que não é digno de Jesus, não importa o que você tenha feito, arrependa-se de seus pecados e Jesus lhe perdoará. Cristo foi crucificado para que os nossos pecados fossem perdoados, fez isso por amor a nós. Ele sabe que você esta lendo esta mensagem e quer entrar no seu coração. "Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo." Deus Te Abençoe!

0 comentários:

Dia dos Namorados - O botão de Rosa


O botão de Rosa

Era Dia dos Namorados. Um rapaz muito bem vestido entrou numa floricultura e pediu à florista:
Senhora, por favor, me dê um buquê de flores. Quero o mais caro que você tiver!
A florista, então, perguntou ao moço:
_ E que tipo de flor você deseja?
_ Qualquer uma, dona. Só quero algo caro e que impressione muito uma mulher. Respondeu o rapaz, fazendo pouco caso das flores.
_ Que tal um buquê de rosas? Sugeriu a florista.
Tanto faz, pode ser. Disse ele.
A mulher insistiu:
Você pode vir até aqui para escolher quais rosas vão no seu buquê?
Não precisa, escolhe você mesmo. Você tem mais experiência do que eu! Comentou.
Assim que montou o buquê e o envolveu em uma bela fita vermelha, a florista se dirigiu a ele:
_ Moço, o seu buquê está pronto! Quer levar um cartãozinho para entregar junto com as rosas?
Não, não precisa. Vou entregar as flores pessoalmente. Respondeu o jovem, sem muita paciência.
A atendente comentou:
Você é quem manda. Só estou sugerindo, porque toda mulher gosta de receber um cartãozinho junto com as flores.
Por fim, já com a paciência esgotada, o rapaz pagou pelo buquê e colocou um ponto final na conversa:
Sabe o que é, minha senhora? Tenho muita coisa para fazer e não tenho cabeça para escrever nada! Estou com muita pressa. Ainda tenho que levar o meu carro para lavar. Por favor, me entregue logo esse buquê. Pode ficar com o troco! 
E foi embora.
Logo depois, outro rapaz aparece. Ele deixa sua bicicleta em frente à calçada e entra na floricultura. Ele olha aqui, olha ali, compara os preços... Vendo seu semblante indeciso, a florista se aproxima:

Olá, moço! Posso te ajudar a escolher uma flor?
Por favor, quero muito comprar algo bonito e especial para uma moça ainda mais bonita e especial! Só que eu não tenho muito dinheiro. Você tem alguma sugestão? Disse o rapaz.
A florista respondeu:
Claro! Dê a ela um botão de rosa. Eu prometo fazer uma linda embalagem. Tenho certeza que a moça vai adorar o presente!
Ótima ideia!! Posso escolher a rosa? Disse o rapaz.
Claro que pode! Me acompanhe, por favor!
Quer levar um cartãozinho também? Elas adoram! Falou a florista.
O jovem, então, coçou a cabeça, mexeu no bolso, contou algumas moedas e disse:
Não sei se o meu dinheiro dá para tudo isso, dona...
Ela sorriu e, em seguida, o tranquilizou:
Não se preocupe, daremos um jeito nisso. E piscou para ele: 
Essa moça é a sua namorada?
Não, ainda não. Mas eu creio em Deus que um dia ela será! Falou o jovem com um sorriso bem largo no rosto.
A florista entregou o botão de rosa e o cartãozinho ao rapaz, que subiu em sua bicicleta e foi embora. Assim que o jovem se foi, a mulher ficou pensando na diferença entre os dois clientes:
Ah, se eu tivesse uma filha, gostaria que ela encontrasse alguém como esse segundo rapaz. Que sujeito bom!
Dias depois, o primeiro jovem volta à floricultura:
Olá, senhora. Se lembra de mim?
Claro que me lembro! Mais flores para a sua namorada? Perguntou a florista.
Ele respondeu:
Para aquela ingrata? Não, não é! É para uma outra aí...
Desculpe me intrometer, mas o que houve com aquela moça?
Vixi, a senhora nem imagina. Ela deu uma olhada no buquê que comprei aqui com a senhora e me devolveu em seguida. Fiquei tão nervoso na hora que acabei jogando as rosas no lixo da casa dela!Contou ele.
Mas o que houve, rapaz? Insistiu a florista.
Sei lá. A única coisa que ela me falou foi que não poderia aceitar as minhas flores porque estava apaixonada por um botão de rosa e um cartãozinho. Dá para acreditar nessa bobagem? É coisa de mulher mesmo!
A florista, então, se lembrou daquele outro rapaz, suspirou e disse:
É... É coisa de mulher mesmo...
Às vezes nós procuramos no mundo tudo que sempre tivemos: amor, carinho, compreensão, amizade e respeito. Até que um dia nos damos conta de que tudo o buscamos a vida toda, sempre tivemos bem ali, do nosso lado. É neste momento que percebemos que não demos o devido valor. Se você está namorando, pretende namorar alguém ou já assumiu a aliança do casamento, valorize cada segundo que Deus te der ao lado dessa pessoa, pois, com certeza, é o que Ele tem de melhor para você! Pense nisso...

"O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta" (1 Coríntios 13:4-7).

0 comentários:

INFERNO: 152 versículos bíblicos de aniquilacionismo dos ímpios

A Bíblia, do início ao fim, não cansa de caracterizar o aniquilamento final dos ímpios, cujo destino final é a destruição completa. São mais de 152 passagens designando tal fato, as quais selecionei apenas algumas, contrastando o destino final dos ímpios com o dos justos, tanto no Antigo como no Novo Testamento.


NO ANTIGO TESTAMENTO
“No dia em que te manifestares farás deles uma fornalha ardente. Na sua ira o Senhor os devorará, um fogo os consumirá” (cf. Salmos 21:9)
“Passada a tempestade o ímpio já não existe, mas o justo permanece firme para sempre”(cf. Provérbios 10:25)
“Aqueles que o Senhor abençoa receberão a terra por herança, mas os que ele amaldiçoa serão eliminados” (cf. Salmos 37:22)
“Pois os maus serão exterminados, mas os que esperam no Senhor receberão a terra por herança” (cf. Salmos 37:9)
“Um pouco de tempo, e os ímpios não mais existirão, por mais que você os procure, não serão encontrados” (cf. Salmos 37:10)
“Mas todos os rebeldes serão destruídos, futuro para os ímpios nunca haverá” (cf. Salmos 37:38)
“A desgraça matará os ímpios, os que odeiam os justos serão condenados” (cf. Salmos 34:21)
“Mas os ímpios perecerão, os inimigos do Senhor murcharão como a beleza dos campos,desvanecerão como a fumaça” (cf. Salmos 37:20)
“Até quando maquinareis o mal contra um homem? Sereis mortos todos vós, sereis como uma parede encurvada e uma sebe prestes a cair” (cf. Salmos 62:3)
“E trará sobre eles a sua própria iniquidade; e os destruirá na sua própria malícia; o Senhor nosso Deus os destruirá” (cf. Salmos 94:23)
“Sejam os pecadores da terra eliminados e deixem de existir os ímpios” (cf. Salmos 104:35)
“O Senhor guarda a todos os que o amam; mas todos os ímpios serão destruídos” (cf. Salmos 145:20)
“Mas àqueles que o desprezam, retribuirá com destruição; ele não demora em retribuir àqueles que o desprezam” (cf. Deuteronômio 7:10)
“Porque o Senhor defenderá a sua causa em juízo, e aos que os roubam ele lhes tirará a vida” (cf. Provérbios 22:23)
“O homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz, de repente será destruído sem que haja remédio” (cf. Provérbios 1:29)
“Dos que justificam ao ímpio por suborno, e aos justos negam a justiça! Por isso, como a língua de fogo consome a palha, e o restolho se desfaz pela chama, assim será a sua raiz como podridão, e a sua flor se esvaecerá como pó; porquanto rejeitaram a lei do Senhor dos Exércitos, e desprezaram a palavra do Santo de Israel” (cf. Isaías 5:23,24)
“Mas julgará com justiça aos pobres, e repreenderá com eqüidade aos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará ao ímpio”(cf. Isaías 11:4)
“Porque, como vós bebestes no meu santo monte, assim beberão também de contínuo todos os gentios; beberão, e sorverão, e serão como se nunca tivessem existido” (cf. Obadias 1:16)
“Porque eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como a palha; e o dia que está para vir os abrasará, diz o Senhor dos Exércitos, de sorte que lhes não deixará nem raiz nem ramo” (cf. Malaquias 4:1)
“E pisareis os ímpios, porque se farão cinza debaixo das plantas de vossos pés, naquele dia que estou preparando, diz o Senhor dos Exércitos” (cf. Malaquias 4:3)
“Aqueles que se opõem ao Senhor serão despedaçados. Ele trovejará do céu contra eles; o Senhor julgará até os confins da terra. Ele dará poder a seu rei e exaltará a força do seu ungido” (cf. 1ª Samuel 2:10)
“Todas as trevas são reservadas paro os seus tesouros; um fogo não assoprado o consumirá, e devorará o que ficar na sua tenda. As rendas de sua casa ir-se-ão; no dia da ira de Deus todas se derramarão. Esta, da parte de Deus, é a porção do ímpio; esta é a herança que Deus lhe reserva” (cf. Jó 20:26-29)
“Pelo sopro de Deus são destruídos, pelo vento de sua ira eles perecem” (cf. Jó 4:9)
“Não é o caso dos ímpios! São como a palha que o vento leva. Por isso não resistirão no julgamento, nem os pecadores na comunidade dos justos. Pois o Senhor aprova o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios leva a destruição!” (cf. Salmos 1:4-6)
“Voltem os ímpios ao pó, todas as nações que se esquecem de Deus!” (cf. Salmos 9:17)
“Mas os ímpios perecerão; os inimigos do Senhor murcharão como a beleza dos campos;desvanecerão como fumaça” (cf. Salmos 37:20)
“Os ímpios serão varridos antes que as suas panelas sintam o calor da lenha, esteja ela verdade ou seca. Os justos se alegrarão quando forem vingados, quando banharem os seus pés no sangue dos ímpios. Então os homens comentarão: De fato os justos têm a sua recompensa, de fato há um Deus justo na terra” (cf. Salmos 58:9-11)
“Que tu dissipes assim como o vento leva a fumaça, como a cera derrete na presença do fogo, assim pereçam os ímpios na presença de Deus” (cf. Salmos 68:2)
“Até que entrei no santuário de Deus, e então compreendi o destino dos ímpios. Certamente os põe em terreno escorregadio e os fazes cair na ruína. Como são destruídos de repente, completamente tomados de pavor! São como um sonho que se vai quando acordamos, quando te levantares, Senhor, tu os farás desaparecer” (cf. Salmos 73:17-20)
“Os ímpios que te abandonam sem dúvida perecerão; tu destróis todos os infiéis” (cf. Salmos 73:27)
“O insensato não entende, o tolo não vê que, embora os ímpios brotem como a erva e floresçam todos os malfeitores, eles serão destruídos para sempre” (cf. Salmos 92:6,7)
“Deus fará cair sobre eles os seus crimes, e os destruirá por causa dos seus pecados; o Senhor, nosso Deus, os destruirá!” (cf. Salmos 94:23)
“Sejam os pecadores eliminados da terra e deixem de existir os ímpios” (cf. Salmos 104:35)
“Pois o resgate de uma vida não tem preço. Não há pagamento que o livre para que viva para sempre e não sofra decomposição” (cf. Salmos 49:8,9)
“O Senhor cuida de todos os que o amam, mas a todos os ímpios destruirá” (cf. Salmos 145:20)
“Quem obedece aos mandamentos preserva a sua vida, mas quem despreza os seus caminhos morrerá” (cf. Provérbios 19:16)
“Pois não há futuro para o mau, e a lâmpada dos ímpios se apagará” (cf. Provérbios 24:20)
“Tema ao Senhor e o rei, meu filho, e não se associe aos dissidentes, pois terão repentina destruição, e quem pode imaginar a ruína que o Senhor e o rei podem causar?” (cf. Provérbios 24:21,22)
“Mas os ímpios serão eliminados da terra, e dela os infiéis serão arrancados” (cf. Provérbios 2:22)
“Quem permanece na justiça viverá, mas quem sai em busca do mal corre para a morte” (cf. Provérbios 11:19)
“Há uma severa lição para quem abandona o seu caminho; quem despreza a repreensão morrerá” (cf. Provérbios 15:10)
“Sião será redimida com justiça, com retidão aos que se arrependerem. Mas os rebeldes e os pecadores serão destruídos, e os que abandonam ao Senhor perecerão” (cf. Isaías 1:28)
“Por isso, assim como a palha é consumida pelo fogo e o restolho é devorado pelas chamas, assim também as suas raízes apodrecerão, e as suas flores, como o pó, serão levadas pelo vento: pois rejeitaram a lei do Senhor dos Exércitos, desprezaram a palavra do Santo de Israel” (cf. Isaías 5:24)
“O opressor há de ter fim, a destruição se acabará e o agressor desaparecerá da terra. Então, o amor será firmado em trono; em fidelidade um homem se assentará nele a tenda de Davi, um juiz que busca a justiça e se apressa em defender o que é justo” (cf. Isaías 16:4,5)
“Erguida está a tua mão, mas eles não a vêem! Que vejam o teu zelo para com o teu povo, e se envergonhem; que o fogo reservado para os teus adversários os consuma” (cf. Isaías 26:11)
“Mas os seus muitos inimigos se tornarão como o pó fino, as hordas cruéis, como palha levada pelo vento. Repentinamente, num instante, o Senhor dos Exércitos virá com trovões e terremoto e estrondoso ruído, como tempestade e furacão e chamas de um fogo devorador” (cf. Isaías 29:5,6)
“Naquele dia os surdos ouvirão as palavras do livro, e não mais em trevas e escuridão, os olhos dos cegos tornarão a ver. Mais uma vez os humildes se alegrarão no Senhor, os necessitados exultarão no Santo de Israel. Será o fim do cruel, o zombador desaparecerá e todos os de olhos inclinados para o mal serão eliminados” (cf. Isaías 29:18-20)
“Ai de você, destruidor, que ainda não foi destruído! Ai de você, traidor, que não foi traído! Quando você acabar de destruir, será destruído” (cf. Isaías 33:1)
“Todos os que o odeiam certamente serão humilhados e constrangidos; aqueles que se opõe a você serão como o nada e perecerão. Ainda que você procure os seus inimigos, você não os encontrará. Os que guerreiam contra você serão reduzidos a nada” (cf. Isaías 41:11,12)
“Sem dúvida eles são como restolho; o fogo os consumirá” (cf. Isaías 47:14)
“Vocês deixarão seu nome como uma maldição para os meus escolhidos; o Soberano, o Senhor, matará vocês, mas aos seus servos dará outro nome” (cf. Isaías 65:15)
“Pois como o fogo e a espada o Senhor executará julgamento sobre todos os homens, e muitos serão os mortos pela mão do Senhor” (cf. Isaías 66:16)
“Os que se consagram para entrar nos jardins indo atrás do sacerdote que está no meio, comem carne de porco, ratos e outras coisas repugnantes, todos eles perecerão, declara o Senhor” (cf. Isaías 66:17)
“Tu, porém, me conheces, Senhor; tu me vês e provas a minha atitude para contigo. Arranca os ímpios como as ovelhas destinadas ao matadouro! Reserva-os para o dia da matança!”(cf. Jeremias 12:3)
“Mas, se um ímpio se desviar de todos os pecados que cometeu e obedecer a todos os meus decretos e fizer o que é justo e é direito, com certeza viverá, não morrerá” (cf. Ezequiel 18:21)
“Teria eu algum prazer na morte do ímpio? Palavra do Soberano, o Senhor. Ao contrário, acaso não me agrada vê-lo desviar-se dos seus caminhos e viver? Se, porém, um justo se desviar de sua justiça, e cometer pecados e as mesmas práticas detestáveis dos ímpios, ele deverá viver? Nenhum de seus atos de justiça será lembrado! Por causa de sua infidelidade de que é culpado e por causa dos pecados que ele cometeu, ele morrerá” (cf. Ezequiel 18:23,24)
“Se um justo desviar-se de sua justiça e cometer pecado, ele morrerá por causa disso, por causa do pecado que ele cometeu ele morrerá. Mas, se um ímpio se desviar de sua maldade e fizer o que é justo e direito, ele salvará a sua vida. Por considerar todas as ofensas que cometeu e se desviar delas, ele com certeza viverá, não morrerá” (cf. Ezequiel 18:16,28)
“Por isso serão como a neblina da manhã, como o orvalho que bem cedo evapora, como a palha que num redemoinho vai-se de uma eira, como a fumaça que sai pela chaminé” (cf. Oseias 13:3)
“Embora estejam entrelaçados como espinhos e encharcados de bebida como bêbados, serão consumidos como a palha mais seca” (cf. Naum 1:10)
“Nem a sua prata nem o seu ouro poderão livrá-los no dia do Senhor. No fogo do seu zelo o mundo inteiro será consumido, pois ele dará fim repentino a todos os que vivem na terra” (cf. Sofonias 1:18)
NO NOVO TESTAMENTO
“Aquele que cair sobre esta pedra será despedaçado, e aquele sobre quem ela cair será reduzido a pó” (cf. Mateus 21:44)
“Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens” (cf. Mateus 5:13)
“Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode destruir no inferno tanto a alma como o corpo” (cf. Mateus 10:28)
“Faltava-lhe ainda um para enviar: seu filho amado. Por fim o enviou, dizendo: A meu filho respeitarão. Mas os lavradores disseram uns aos outros: ‘Este é o herdeiro. Venham, vamos matá-lo, e a herança será nossa’. Assim eles o agarraram, o mataram e o lançaram para fora da vinha. O que fará então o dono da vinha? Virá e exterminará aqueles lavradores e dará a vinha a outros” (cf. Marcos 12:5-9)
“Comiam, bebiam, casavam, e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio, e os consumiu a todos. Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló: Comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam; Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma choveu do céu fogo e enxofre, e os consumiu a todos” (cf. Lucas 17:27-29)
“Ele, porém, lhes disse: Pensais que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus, por terem padecido estas coisas? Não eram, eu vo-lo afirmo; se, porém, não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis” (cf. Lucas 13:2,3)
“Ou pensais que aqueles dezoito, sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, foram mais culpados do que todos os outros habitantes de Jerusalém? Não, eu vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis” (cf. Lucas 13:4,5)
“Mas os seus concidadãos o odiavam e enviaram após ele uma embaixada, dizendo: Não queremos que este reine sobre nós. Quanto, porém, a esses meus inimigos, que não quiseram que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui e executai-os na minha presença” (cf. Lucas 19:14,27)
“Jesus olhou fixamente para eles e perguntou: Então, qual é o significado do que está escrito? ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular’. Todo o que cair sobre esta pedra será despedaçado, e aquele sobre quem ela cair será reduzido a pó” (cf. Lucas 20:17,18)
“Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; mas quem perder a vida por minha causa, este a salvará” (cf. Lucas 9:24)
“Pois que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, e perder-se ou destruir a si mesmo?” (cf. Lucas 9:25)
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho único, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (cf. João 3:16)
“Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna. Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna. Vossos pais comeram o maná no deserto e morreram. Este é o pão que desce do céu, para que todo o que dele comer não pereça. Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne” (cf. João 6:47-51)
“Eu lhes disse que vocês morrerão em seus pecados. Se vocês não crerem que Eu Sou, de fato morrerão em seus pecados” (cf. João 8:24)
“Disse-lhes Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente” (cf. João 11:28)
“Aquele que ama a sua vida, a perderá; ao passo que aquele que odeia a sua vida neste mundo, a conservará para a vida eterna” (cf. João 12:25)
“Eu lhes dou a vida eterna, e eles jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão” (cf. João 10:28)
“Pois Davi não subiu ao céu, mas ele mesmo declarou: O Senhor disse ao meu Senhor: Senta-te à minha direita até que eu ponha os teus inimigos como estrado para os teus pés” (cf. Atos 2:34,35)
“Acontecerá que toda alma que não ouvir a esse profeta será exterminada do meio do povo” (cf. Atos 3:23)
“Cuidem para que não lhes aconteça o que disseram os profetas: Olhem, escarnecedores, admirem-se e pereçam; pois nos dias de vocês farei algo que vocês jamais creriam se alguém lhes contasse!” (cf. Atos 13:40,41)
“Embora conheçam o justo decreto de Deus, de que as pessoas que praticam tais coisas merecem a morte, não somente continuam a praticá-las, mas também aprovam aqueles que as praticam” (cf. Romanos 1:32)
“Todo aquele que pecar sem Lei, sem a Lei também perecerá, e todo aquele que pecar sob a Lei, pela Lei será julgado” (cf. Romanos 2:12)
“Não sabem que, quando vocês se oferecem a alguém para lhe obedecer como escravos, tornam-se escravos daquele a quem obedecem: escravos do pecado que leva a morte” (cf. Romanos 6:16)
“Que fruto colheram então das coisas das quais agora vocês se envergonham? O fim delas é a morte!” (cf. Romanos 6:21)
“E se Deus, querendo mostrar a sua ira e tornar conhecido o seu poder, suportou com grande paciência os vasos da sua ira, preparados para a destruição?” (cf. Romanos 9:22)
“Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis” (cf. Romanos 8:13)
“Que fruto vocês colheram então das coisas as quais agora vocês se envergonham? O fim delas é a morte!” (cf. Romanos 6:21)
“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” (cf. Romanos 6:23)
“Pois a palavra da cruz é uma estultícia para os que perecem, mas para nós que somos salvos é o poder de Deus” (cf. 1ª Coríntios 1:18)
“Entretanto, falamos de sabedoria entre os que já têm maturidade, mas não da sabedoria desta era ou dos poderosos desta era, que estão sendo reduzidos a nada” (cf. 1ª Coríntios 2:6)
“Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; pois o santuário de Deus, que são vocês, é sagrado” (cf. 1ª Coríntios 3:16,17)
“Pois para Deus somos o bom cheiro de Cristo nos que são salvos e nos que perecem. Para estes somos cheiro de morte; para aqueles, fragrância de vida” (cf. 2ª Coríntios 2:15,16)
“Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica” (cf. 2ª Coríntios 3:6)
“Se ainda um véu permanece sobre o nosso Evangelho, naqueles que perecem está o véu”(cf. 2ª Coríntios 4:3)
“A tristeza segundo Deus não produz remorso, mas sim um arrependimento que leva à salvação, e a tristeza segundo o mundo produz a morte” (cf. 2ª Coríntios 7:10)
“Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá vida eterna” (cf. Gálatas 6:8)
“Sem de forma alguma deixar-se intimidar por aqueles que se opõe a vocês. Para eles isso é sinal de destruição, mas para vocês, de salvação, e isso da parte de Deus” (cf. Filipenses 1:28)
“Quanto a estes, o seu destino é a destruição, o seu deus é o estômago e têm orgulho do que é vergonhoso; eles só pensam nas coisas terrenas” (cf. Filipenses 3:19)
“Ele punirá os que não conhecem a Deus e os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. Eles sofrerão a pena da destruição eterna, a separação da presença do Senhor e da majestade do seu poder” (cf. 1ª Tessalonicenses 1:8,9)
“Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobre-virá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão” (cf. 1ª Tessalonicenses 5:3)
“E com sinais e com prodígios mentirosos e com toda a sedução da injustiça para aqueles que perecem, porque não receberam o amor da verdade, a fim de serem salvos” (cf. 2ª Tessalonicenses 2:10)
“Portanto, deixemos os ensinos elementares a respeito de Cristo e avancemos sem lançar novamente o fundamento do arrependimento de atos que conduzem à morte” (cf. Hebreus 6:1)
“Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a destruição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma” (cf. Hebreus 10:39)
“Se continuarmos a pecar deliberadamente depois que recebemos o conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados, mas tão-somente uma terrível expectativa de juízo e de fogo intenso que há de devorar os rebeldes” (cf. Hebreus 10:26,27)
“Mas quando este sacerdote acabou de oferecer, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à direita de Deus. Daí em diante, ele está esperando até que os seus inimigos sejam colocados como estrado dos seus pés” (cf. Hebreus 10:12,13)
“Há apenas um Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e destruir. Mas quem é você para julgar o seu próximo?” (cf. Tiago 4:12)
“Saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador, salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados” (cf. Tiago 5:20)
“Aquele que pratica o pecado é do diabo, porque o diabo vem pecando desde o princípio. Para isso o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo” (cf. 1ª João 3:8)
“Se alguém vir seu irmão cometer pecado que não leva à morte, ore, e Deus lhe dará vida. Refiro-me àqueles cujo pecado não leva à morte. Há pecado que leva à morte; não estou dizendo que se deva orar por este” (cf. 1ª João 5:16)
“No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição” (cf. 2ª Pedro 2:1)
“Em sua cobiça, tais mestres os explorarão com histórias que inventaram. Há muito tempo a sua condenação paira sobre eles, e a sua destruição não tarda” (cf. 2ª Pedro 2:3)
“Mas eles difamam o que desconhecem e são como criaturas irracionais, guiadas pelo instinto, nascidas para serem capturadas e destruídas; serão corrompidos pela própria corrupção. Eles receberão retribuição pela injustiça que causaram” (cf. 2ª Pedro 2:12,13)
“Ora, os céus que agora existem e a terra, pela mesma palavra, têm sido entesourados para fogo, estando reservados para o Dia do Juízo e destruição dos homens ímpios” (cf. 2ª Pedro 3:7)
“O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Pelo contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento” (cf. 2ª Pedro 3:9)
“Também condenou as cidades de Sodoma e Gomorra, reduzindo-os as cinzas, tornando-as como exemplo do que acontecerá com os ímpios” (cf. 2ª Pedro 2:6)
“Então a morte e o Hades foram lançados no lago de fogo. O lago de fogo é a segunda morte. Se o nome de alguém não foi encontrado no livro da vida, este foi lançado no lago de fogo” (cf. Apocalipse 20:14,15)
“E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os consumiu” (cf. Apocalipse 20:9)
“As nações se iraram; e chegou a tua ira. Chegou o tempo de julgares os mortos e de recompensares os teus servos, os profetas, os teus santos e os que temem o teu nome, tanto pequenos como grandes, e de destruir os que destroem a terra” (cf. Apocalipse 11;18)
Conclusão:
Com todo o arsenal que a Bíblia usa retratando o destino final dos ímpios, até um cego é capaz de notar todas as evidências: de que os ímpios serão eliminados (cf. Pv.2:22; Sl.37:9; Sl.37:22; Sl.104:35; Is.29:18-20), destruídos (cf. 2Pe.2:3; 2Pe.2:12,13; Tg.4:12; Mt.10:28; 2Pe.3:7; Dt.7:10; Fp.1:28; Rm.9:22; Sl.145:20; Gl.6:8; 1Co.3:16,17; 1Ts.5:3;2Pe.2:1; Sl.145:20; Sl.94:23; Pv.1:29; 1Ts.5:3; Jó 4:9; Sl.1:4-6; Sl.73:17-20; Sl.92:6,7; Sl.94:23; Pv.24:21,22; Is.1:28; Is.16:4,5; Is.33:1; Lc.9:25; Gl.6:8; 1Ts.1:8,9), arrancados (cf. Pv.2:22), mortos (cf. Jo.8:24; Jo.11:28; Jo.6:47-51; Is.65:15; Rm.6:23; Is.11:4; Pv.11:19; Sl.34:21; Rm.8:13; Sl.62:3; Pv.15:10; Tg.1:15; Rm.8:13; Pv.19:16; Is.66:16; Jr.12:3; Rm.1:32; Ez.18:21; Ez.18:23,24; Ez.18:16,28; 2Co.7:10; Rm.6:16; 2Co.3:6; Hb.6:1), exterminados (cf. Sl.37:9; Mc.12:5-9; At.3:23), executados (cf. Lc.19:14,27), devorados (cf. Ap.20:9; Jó 20:26-29; Is.29:5,6; Sl.21:9), se farão em cinzas (cf. 2Pe.2:6; Is.5:23,24; Ml.4:3), não terão futuro (cf. Sl.37:38; Pv.24:20), perderão a vida (cf. Lc.9:24), serão consumidos (cf. Sf.1:18; Lc.17:27-29; Is.47:14; Sl.21:9; Jó 20:26-29; Ap.20:9; Is.26:11; Naum 1:10; Sl.21:9; Lc.17:27-29), perecerão (cf. Jo.10:28; Jo.3:16; Sl.37:20; Jó 4:9; Is.66:17; Sl.37:20; Sl.68:2; Sl.73:27; At.13:40,41; Is.1:28; Is.41:11,12; 1Co.1:18; Rm.2:12; 2Co.4:3; 2Co.2:15,16; Lc.13:2,3; Lc.13:4,5; 2Ts.2:10), serão despedaçados (cf.Lc.20:17,18; Mt.21:44; 1Sm.2:10), virarão estrado para os pés dos justos (cf.At.2:34,35), desvanecerão como fumaça (cf. Sl.37:20; Sl.68:2; Is.5:24), terão um fim repentino (cf. Sf.1:18; Pv.24:21,22; Is.29:5,6; 1Ts.5:3; Is.29:18-20; 2Pe.2:1), serão como a palha que o vento leva (cf. Sl.1:4-6; Is.5:24; Is.29:5,6), serão como a palha para ser pisada pelos que vencerem (cf. Ml.1:1,3; Mt.5:13; Hb.10:12,13), serão reduzidos ao pó (cf. Sl.9:17; Is.5:24; Is.29:5,6; Lc.20:17,18; Mt.21:44; 2Pe.2:6), desaparecerão (cf. Sl.73:17-20; Is.16:4,5; Is.29:18-20), deixarão de existir (cf. Sl.104:35), serão apagados (cf. Pv.24:20), serão reduzidos a nada (cf. Is.41:11,12; 1Co.2:6), serão como se nunca tivessem existido (cf. Ob.1:16), serão evaporados (cf. Os.13:3), será lhes tirada a vida (cf. Pv.22:23; Jo.12:25), e não mais existirão (cf. Sl.104:35; Pv.10:25).
Diante de tudo isso, apenas alguém bem mal entendido ou mal intencionado achará que Deus condena pessoas a terem seus corpos (que, ao contrário dos justos, não serão incorruptíveis – cf. Gl.6:8; Rm.2:7) queimando em um tormento eterno que não acaba nunca, em um processo de destruição eterno e inconclusivo. A Bíblia nos mostra um quadro claro de consumo total pelo fogo, não de um tormento eterno.
Extraído de livro: “A Lenda da Imortalidade da Alma”, de Lucas Banzoli.

0 comentários: